A Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, no litoral Norte do Paraná. Está aberta ao público desde 1996, e foi reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.
Desde a sua criação, a Reserva Natural Salto Morato dá apoio a pesquisas científicas, disponibilizando estruturas físicas e de pessoal, até o custeio de despesas com transporte, alimentação ou equipamentos de campo, dependendo do objetivo proposto por cada projeto.
A Reserva Natural Salto Morato foi adquirida em 1994 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a área foi comprada com o apoio financeiro da The Nature Conservancy e, no mesmo ano, foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Até hoje, na Reserva foi registrada a ocorrência de 646 espécies vegetais vasculares, 98 espécies de mamíferos, 325 espécies de aves, 36 espécies de répteis, 60 espécies de anfíbios e 57 espécies de peixes.
O local conta com trilhas interpretativas, alojamento para visitantes e pesquisadores, centro de visitantes, quiosques, camping, centro de pesquisa e laboratório, além de uma estação meteorológica (no padrão do Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR), que registra dados climáticos a cada 15 minutos.
Reserva Natural Salto Morato (site institucional): http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/O%20Que%20Fazemos/Reservas%20Naturais/Pages/reserva-natural-salto-morato.aspx - acesso em 31/03/2014